terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Petróleo do Brasil... para os brasileiros?

A descoberta das reservas de significativas petróleo ao longo da costa Brasileira podem cair nas mãos de grandes empresas estrangeiras, em vez de reverter para o benefício do povo brasileiro, diz ecólogo e analista político, Alfredo Gutierrez.

Segundo o especialista, "a maioria das empresas de petróleo do mundo são usadas ​​para obter a maioria do capital", chegando por isso a assinar acordos "não oficialmente", escondendo a realidade das as pessoas.

Assim, Gutierrez não está surpreso se agora repetir esse mesmo cenário no Brasil. Um instrumento amplamente explorado por estas empresas é a tecnologia de acesso limitado, o que permite que os estados não desenvolvam adequadamente essa indústria, diz o especialista.

"É uma necessidade para garantir que os recursos naturais implica um benefício para o povo", continuou Gutierrez. Segundo ele, historicamente o que acontece, não só petróleo, mas todos os recursos naturais no mundo é que "as empresas são controladas por investidores estrangeiros em conluio com os governos no poder para enriquecer-se", enquanto "as pessoas são pobres."

Esta questão enfatiza o analista, pode ser resolvido através de nacionalização, que, segundo ele, o caminho a seguir". As pessoas, crê Gutierrez, devem exigir dos seus governos que os recursos naturais não sejam controladas por empresas estrangeiras.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário