quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EUA e China devem respeitar interesses de cada um, diz Xi

WASHINGTON, 15 Fev (Reuters) - A China vê com bons olhos o fato de os Estados Unidos desempenharem "um papel positivo" na região Ásia-Pacífico, mas as duas maiores economias do mundo devem respeitar "interesses fundamentais e principais preocupações" de cada um dos países, afirmou o vice-presidente chinês, Xi Jinping, nesta quarta-feira.

Em declarações após reuniões na terça-feira com o presidente norte-americano, Barack Obama, e outras autoridades, Xi pediu que os EUA rejeitem as apelações de independência de Taiwan e Tibet e destacou áreas nas quais Pequim e Washington podem trabalhar em conjunto.

"O mundo está atualmente passando por mudanças profundas e a China e os Estados Unidos enfrentam desafios e responsabilidades comuns em assuntos internacionais", disse Xi.

"Nós devemos usar mais mecanismos bilaterais e multilaterais para reforçar a coordenação entre a China e os Estados Unidos em temas polêmicos, incluindo os acontecimentos na península coreana e a questão nuclear iraniana", acrescentou.


Fonte

2 comentários:

  1. Não dá pra confiar na China mesmo...

    ResponderExcluir
  2. A China é o banqueiro dos EUA, qualquer tipo de 'oposição' entre os dois é conversa pra enganar trouxa.

    ResponderExcluir