quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mais da metade dos estabelecimentos culinários de Barcelona e Madrid são de asiáticos


Segundo dados da consultora Nielsen, a participação de estrangeiros em número de estabelecimentos alimentícios com menos de 120 m² cresceu 3% por ano nos últimos anos, passando a 15% do total de pequenos comércios em 2009 ao 18% em 2010 e 22% no ano passado, sobre uma rede de 33165 estabelecimentos.

Desta cota, em torno de 13,5% corresponde a propriedades de asiáticos, 4% de africanos e resto para europeus (2%) e americanos (2%).

Grande parte destess estabelecimentos se situam nas áreas metropolitanas de Madrid, onde 70% são de estrangeiros, e Barcelona com 60%, na maior parte cidadãos de origem asiática (chineses e paquistaneses).

A proporção é inferior em outras zonas do país. Assim, no Levante, 20% dos comércios são de estrangeiros, no Centro 10%, no País Basco 7%, na Andaluzia 3%, e na Galicia, Astúrias e Leão 1%.

Se trata de estabelecimentos com "alto grau de dedicação" por parte do comerciante, segundo o vice-presidente da Nielsen na Espanha, José Luis García Fuentes. “Tem grande sucesso pois abrem muitas horas. No campo dos 24h, os asiáticos perfazem 63% do total", disse.

Via Minuto Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário