quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reino Unido em outra disputa de território, desta vez com a Espanha

O passado colonialista britânico está causando problemas para Londres, depois da disputa pelas Ilhas Malvinas, desta vez a disputa é com a Espanha.


O secretário de Estado britânico para a Europa, David Lidington, disse que seu governo não entrará em negociações sobre o estratégico Estreito de Gibraltar, nem mudará o status de colônia da região.

"Não negociaremos a menos que o governo de Gibraltar queira fazê-lo", disse Lidington para a imprensa em Madrid.

Gibraltar, localizado no sul da Espanha, foi tomado pelo Reino Unido em 1713, pelo Tratado de Utrcht depois da Guerra de Sucessão Espanhola, mas Madrid argumenta que o tratado agrega somente a cidade de Gibraltar e seu castelo, enquanto que as águas circundantes, o ístmo e o espaço aéreo continuam como posse da Espanha.

As águas são estratégicamente importantes para os dois lados, pois elas são a única rota marítima entre o Mar Mediterrâneo e o Oceâno Atlântico.

No entanto, as Nações Unidas consideram Gibraltar como um dos 10 territórios, incluindo as Malvinas no Atlântico Sul, que os britânicos ocuparam ilegalmente.

De acordo com o Cômite Especial da ONU para a Descolonização, encarregado de implementar a Declaração de Concessão de Independência para Povos e Países coloniais, o Reino Unido está colonizando Gibraltar e o caso da soberania do território continua aberto até que Londres o devolva para seus verdadeiros donos.

A disputa sobre Gibraltar e as tensões entre com a Argentina pelas Malvinas, deixam evidente o passado colonizador britânico e sua desconformidade com a lei internacional.

Via PressTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário