terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Irã planeja ampliar relações com a América Latina, afirma ministro

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou que a ampliação das relações com a América Latina é um dos objetivos estratégicos da política externa do país, em reunião com um grupo de jornalistas, professores e poetas de diversos países americanos.

No encontro, o ministro iraniano qualificou os latino-americanos como “bons amigos do povo iraniano” e destacou a ampliação das relações do Irã com os governos da América Latina em diversas matérias nos últimos anos.

Salehi assegurou aos visitantes, que “32 anos de sanções e pressões por parte das potências hegemônicas (Ocidente) contra o Irã não impediram que o país progredisse”. Nos últimos anos, o Irã ampliou suas relações com os países latino-americanos e abriu novas embaixadas nesses Estados.

Em janeiro, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, realizou uma viagem pela América Latina na qual visitou Venezuela, Equador, Cuba e Nicarágua.

Estados Unidos vê com maus olhos a aproximação do Irã com a América Latina

Washington, inimigo declarado de Teerã, demonstrou em diversas ocasiões sua preocupação com esta aproximação e, na sexta-feira (10), a secretária de Estado adjunta interina dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, considerou em Buenos Aires que “o interesse do Irã na América Latina não é algo positivo”.

Roberta afirmou que seu governo vigia essa aproximação e acrescentou: “não é o momento de os países da região se aproximarem do Irã, exatamente quando muitas nações estão cooperando conosco, tentando frear os esforços iranianos na área nuclear”.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário