Embora a inteligência dos EUA acredite que o Irã não está tentando construir uma bomba nuclear, o país islâmico ainda está sendo ameaçado pelos Estados Unidos e Israel.
Um relatório confidencial, preparado no início de 2011, confirmou que Teerã suspendeu os seus esforços para construir uma bomba nuclear em 2003, relata o jornal Los Angeles Times.
O documento é o resultado de um consenso de 16 agências de inteligência dos EUA e está disponível para os altos cargos governamentais desde um ano atrás. Segundo o relatório, embora o Irã conduz uma investigação que pode levar a níveis suficientes para adquirir armas nucleares, a República Islâmica não persegue este objetivo.
As fontes, incluindo funcionários dos EUA, dizem que Israel não nega a dados ou a análise da inteligência americana. No entanto, foram feitas várias ameaças como o lançamento de uma operação militar para deter o programa nuclear iraniano, que Teerã diz ser para fins pacíficos de geração de energia.Esta semana o Irã impediu que inspetores da ONU visitassem o complexo militar de Parchin para averiguar se os testes explosivos não estavam relacionados com tecnologias nucleares.
Em novembro do ano passado, a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) divulgou um relatório sobre o programa nuclear do Irã em que admitiu a possibilidade de suas "dimensões militares", mas sem conclusões definitivas ou provas.
É esperado que a AIEA finalize seu novo relatório sobre o problema na sexta-feira e divulgue-o dia 5 de março, na próxima reunião do conselho executivo da instituição, de acordo com a organização.
Via RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário