quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Irã faz esforço para se distanciar do dólar

O Irã está pronto a aceitar como pagamento a moeda do país que importar seu petróleo, assim como ouro, para substituir o dólar dos EUA como moeda de referência.

"No comércio com nações estrangeiras, o Irã não se limita a usar só dólares norte-americanos. Nosso parceiro comercial pode oferecer pagamento em sua própria moeda. Se o país quer ser pagar em ouro, iremos aceitar sem reservas ", disse o presidente do Banco Central, Mahmoud Bahmani.

Especialistas dizem que o Banco Central iraniano adotou esta medida para combater o embargo do petróleo que a Europa pretende efetivar em julho deste ano e a decisão de Washington de impor sanções a aqueles que usam dólares no comércio com o Irã.

Enquanto isso, os principais importadores de petróleo iraniano, China e Índia não vão parar suas compras da República Islâmica, contra a vontade do Ocidente. Japão e Coreia do Sul, entretanto, não puderam resistir à pressão de Washington e reduziram suas cotas de importação.

Na semana passada, Teerã se negou a vender petróleo para a França e Reino Unido e depois para a Grécia. Ao mesmo tempo, foi oficialmente declarado que os reguladores financeiros da Europa vão tomar uma decisão sobre o desligamento dos bancos iranianos do sistema SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Trade), que por sua vez causaria sérias dificuldades em manter contas com os seus homólogos estrangeiros.

Via RT


Nenhum comentário:

Postar um comentário