domingo, 26 de fevereiro de 2012

Irã suspende fornecimento de petróleo para a Grécia

O Irã rejeitou o envio de meio milhão de barris de petróleo à Grécia, segundo a agência iraniana Fars.

"Os navios que vieram para transportar 500.000 barris de petróleo iraniano para uma refinaria grega sairam de mãos vazias", disse a agência sem citar fontes.
Segundo a Fars, os navios estavam rumo à refinaria grega Hellenic.

No domingo passado, o Irã anunciou a suspensão do fornecimento de petróleo para as companhias de petróleo no Reino Unido e França.

Assim, Teerã começou a cumprir suas advertências, depois que no dia 23 de janeiro a UE decidiu impor sanções financeiras e um embargo à comercialização de petróleo iraniano, que entrará em vigor em julho.

Como resultado, os preços do petróleo subiram ante o risco de que a interrupção das exportações iranianas poder se espalhar para outros países europeus.

68% das importações européias de petróleo iraniano são destinadas a três países do Sul europeu: Grécia, Itália e Espanha. A República Helênica é a mais dependente do petróleo iraniano e as importações do Irã representam 35% do consumo total no país.

Qalebani Ahmad, vice-ministro de Petróleo do Irã, prevê que o embargo europeu que se impôs com a pressão internacional para deter programa nuclear de Teerã, aumente os preços do petróleo para cerca de US $ 150 por barril.

Irã fornece cerca de 20% de seu petróleo para a Europa. Tendo em vista o embargo da UE, o país está preparando uma redistribuição de perdas da exportação. Em janeiro, a Índia se tornou o maior importador de petróleo iraniano, aumentando suas compras em 38%.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário