quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Oposição síria viola direitos humanos, segundo relatório da ONU

Comisión de la ONU: "La oposición siria viola los derechos humanos"

Há evidências de que grupos associados com o chamado Exército Livre Sírio (ELS), oponentes do governo de Bashar al Assad, estão envolvidos em "graves abusos dos direitos humanos." Essa é a conclusão de uma comissão especial da ONU sobre a situação na Síria, que leva quase um ano imersa em tumultos e confrontos entre a oposição e os militares fiéis ao atual regime.

Entre os fatos que revelam a barbárie dos grupos armados de oposição, refletidos no relatório da comissão divulgado nesta quinta, estão tortura e execução de militares e membros das forças de segurança leais ao presidente, e seqüestros deles e de suas famílias. Muitos desses crimes ocorreram na cidade de Homs, um dos pontos mais conflitivos do território sírio.

Os próprios membros do ELS não duvidam em confirmar que assasinam aos que são leais ao governo. Assim, nesta quinta, Mlaek al Kurdi, considerado o 'número 2' do ELS, declarou que assaltaram uma sede das forças de segurança perto da fronteira da Turquia, matando 35 pessoas.

O documento do Comitê, composto por três membros, foi compilado a partir de entrevistas com jornalistas, desertores do exército e refugiados que estão fora da Síria, bem como conversas telefônicas com os sírios que estão no país.

Os membros da comissão entregaram ao Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos um envelope lacrado com uma lista de pessoas que, de acordo com os pesquisadores, são responsáveis ​​por violações dos direitos humanos na Síria. A lista inclui nomes de pessoas de ambos os lados do conflito.

Via RT


Nenhum comentário:

Postar um comentário