As duas principais centrais sindicais da Grécia, ADEDY, do setor público, e GSEE, do privado, convocaram nesta segunda-feira uma greve geral de 24 horas para esta terça-feira. A intenção é protestar contra as novas medidas de austeridade tomadas pelo governo grego em troca de ajuda financeira.

'Amanhã iremos realizar uma greve nacional de 24 horas envolvendo todo o setor público e todo o setor privado', afirmou Ilias Iliopoulos, secretário-geral da ADEDY.

'Eu convoco todos os trabalhadores a participar na grande greve geral amanhã e expressar nosso desacordo, para expressar com força nosso desejo, para dizer tanto à Grécia quando ao exterior: já chega', afirmou Yannis Panagopoulos, presidente da GSEE, do setor privado. 'O povo grego não é cobaia.'

A greve ocorre no momento em que líderes dos partidos políticos gregos devem retomar as conversas, ainda nesta segunda-feira, sobre as duras reformas que os credores internacionais exigem do país, em troca de um novo pacote de 130 bilhões de euros para o país. Entre as medidas exigidas pelos credores estão cortes de cerca de 20% no salário mínimo da Grécia, a demissão de 15 mil funcionários públicos, mais de 3 bilhões de euros em novos cortes de gastos do governo, além de mais passos para retirar benefícios suplementares nas pensões dos aposentados. As informações são da Dow Jones.


Fonte