sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Irã lança novo satélite


Irã lançou ao espaço seu satélite observador de fabricação nacional com um foguete portador de tipo 'Navid' (Presagio). Se trata do terceiro satélite iraniano lançado nos últimos anos e criado pelos cientistas da Universidade de Ciência e Indústria da república islâmica.

O satélite, que se considera pequeno e pesa uns 50 kilogramas, foi colocado com êxito em órbita na manhã de Sexta-Feira a uma altura entre 250 a 370 kilômetros da Terra. Se espera que permaneça no espaço durante 18 meses e cirule 15 vezes ao dia a Terra para enviar aos iranianos as imagens da superfície.

O dispositivo espacial foi lançado pelo moderno foguete iraniano 'Safir' (Mensageiro). Segundo o chefe da Agência Espacial do Irã (AEI), Hamid Fazeli, o satélite 'Navid' foi fabricado com tecnologia própria e pode fazer análise com grande precisão. "Os cinco centros de controle de satélites localizados em diferentes regiões do Irã recebem já seus sinais. A duração de cada giro ao redor da Terra é de 90 minutos. Hossain Bolandi, professor da Universidade de Ciência e Indústria, dirige o projeto", informou em um comunicado.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que pessoalmente seguiu o processo de lançamento do aparato, elogiou as novas realizações da investigação espacial nacional. O lançamento do satélite "abre amplas perspectivas para o povo iraniano, inspira a esperança em um futuro melhor e envia uma mensagem de amizade para toda a humanidade", expressou o líder iraniano. Sem embargo, enfatizou que o evento é "somente o começo de um grande trabalho".

Irã constrói um cosmódromo

Nesse contexto, o chefe da AEI anunciou recentemente que o país islâmico planeja construir uma base de lançamentos espaciais que operarão conjuntamente a AEI e o ministério de defesa. Segundo Fazeli, o presidente do país já deu instruções a seu gabinete para revisar e ratificar o plano e destinar a esta iniciativa o orçamento necessário.

De momento, se planeja que a base situe ao sudeste do Irã, região eleita por sua segurança e escassa população e por sua proximidade ao mar de Oman e o oceano Índico.

As realizações espaciais do Irã

'Navid' é o terceiro satélite iraniano desde 2009. Seu lançamento realizou em vésperas da celebração do 33º aniversário do triunfo da Revolução Islâmica do Irã de 1979, o próximo 11 de Fevereiro.

Os primeiros satélites: o 'Omid' (Esperança) e o "Rassad 1' (Observação 1) foram lançados em Fevereiro de 2009 e em Junho de 2011, respectivamente. Ademais, outros dois aparatos espaciais iranianos 'Tolou' (Amanhecer) e 'Mesbah' (Tocha) já estão terminados e esperam seu lançamento.

Ao meio de 2010, o presidente Ahmadinejad declarou que a República Islâmica do Irá planeja realizar o lançamento de uma nave espacial pilotada para 2019.

Os programas espaciais iranianos e do Ocidente

As ambições espaciais do Irã sempre causaram certa inquietude no Ocidente. As potências ocidentais creem que Teerã está próximo de desenvolver míssies balísticos de longo alcance. Segundo eles, a tecnologia usada nos foguetes pode servir para a fabricação de mísseis balísticos capazes de portar armas de todo tipo, incluindo as nucleares.

Tudo isso sucede em meio a uma tensa situação na que o Irã se encontra no centro da polêmica mundialpor suas supostas investigações atômicas. Uma parte da comunidade internacional, com EUA sendo a cabeça, cree que seu programa nuclear conta com vertende militar destinada a fabricar armas atômicas, e impõem uma constante pressão sobre o país islâmico. Teerã por sua vez não se cansa de reiterar que a finalidade de suas pesquisas são exclusivamente com fins pacíficos.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário