segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

China proíbe suas empresas aéreas de pagar impostos ambientais europeus

As autoridades chinesas proibiram suas linhas aéreas de pagar impostos sobre emissões de gases, que foram introduzidos pela União Europeia no começo do ano. O governo chinês tampouco permitirá subir os preços das passagens para cumprir com as normas europeias.

Por sua parte, a União Europeia poderia proibir o uso de aviões chineses nos seus aeroportos. A lei da União Europeia obriga todas as companhias aéreas que operam trajetos no território a pagar cotas para diminuir a poluição de gases estufa.

A Administração da Aviação Civil Chinesa (AACC), afirmou que os impostos ecológicos para aqueles que não são membros da UE contradizem as convenções da ONU sobre mdanças climáticas e a lei internacional. Também disse que "a China considera tomar as medidas necessárias para proteger seus interesses públicos e seus negócios".

Ademais, a AACC assegura que cumprir tais normas custaria para as linhas aéreas 800 milhões de yuans, ou 96,7 milhões de euros.

Markus Ederer, chefe da missão diplomática da UE na China, afirmou nesta segunda-feira que espera sair desta situação conflitiva. “Não imagino um roteiro pior para todos nós que a proibição da UE em receber aviões da China", disse Ederer em conferência de imprensa em Pequim.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário