sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A multinacional brasileira ganha "Nobel da vergonha"

Capela por Sophie (07 de fevereiro de 2012)



É, finalmente, a mineradora brasileira Vale (Vale do Rio Doce) acaba de ser nomeado como a pior empresa do mundo. O grupo a segunda maior mineradora global, ganhou o prêmio Public Eye, conhecido como o "Nobel da vergonha", com mais de 25.000 votos através da Internet. A Vale emite 4% da produção total de CO2 do Brasil a cada ano e utiliza 1,2 bilhões de metros cúbicos de água. É a utilização média de 18 milhões de pessoas. Mas o fator decisivo na sua nomeação faz parte da sua entrada em 2010 no Norte Consórcio Energia SA, responsável pela construção da barragem de Belo Monte. O projeto, estimado em US $ 17 bilhões e desenvolvido sem consultar a população local, pode causar o deslocamento de 40.000 pessoas. A barragem também devastar enormes áreas da Amazônia devido ao desvio de 80% dos rios em um reservatório artificial.

A mulher mais rica no Brasil como acionista

Entre os principais accionistas, existe a mulher mais rica do Brasil, Dorothea Steinbruch, cuja fortuna é estimada em 5,8 bilhões dólares [1]. Com mais de 19 bilhões de dólares de lucro líquido em 2011, a Vale planeja aumentar em bonificação de 50% pago em 2012. Mas a partilha da riqueza não é a marca da empresa: em 2009, por exemplo, a remuneração dos seus accionistas (2,75 bilhões dólares americanos) foi maior do que a empresa paga seus funcionários . Mais de 100 processos e 150 inquéritos foram instaurados contra a empresa hoje.

Dada a imunidade parece beneficiar a empresa, a primeira reunião internacional de pessoas afetadas pela Vale foi realizada em abril de 2010 no Rio de Janeiro. Reunindo sindicatos, ONGs, redes internacionais, comunidades locais, a aliança internacional se fixou o objetivo de "denunciar a política de agressão e predação pela Vale, para compartilhar experiências de luta e estabelecer formas de cooperação. " A apresentação do Prêmio Olho Público no início de Vale de 2012 é uma oportunidade para destacar o comportamento inaceitável da multinacional brasileira.

Fonte

Post Scriptum: A notícia não é tão recente, mas é interessante como mostra uma das muitas "vantagens" da privatização, lucro próprio e nada de benefício para a sociedade e o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário