domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sírios atacam embaixada russa na Líbia

Neste domingo aproximadamente 200 sírios atacou a embaixada russa em Tripoli, Líbia. Segundo testemunhas, o grupo gritava slogans anti-russos e colocaram a bandeira síria utilizada pelos rebeldes (verde, branca e preta) na embaixada.

No momento da invasão, na qual não se produziram danos físicos nem materias, o embaixador não estava no prédio, mas sim vários funcionários e diplomatas, que abandonaram a sede.

Os manifestates exigiam que o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio expuklse o embaixador russo, em protesto contra o veto russo da proposta apresentada no Conselho de Segurança da ONU. O grupo acusou a Russia de apoiar regimes árabes durante as revoltas da 'primavera árabe' e de manter um papel neutro na rebelião de derrubou o regime de Muammar Gaddafi.

Un grupo de los sirios ataca la embajada rusa en Trípoli‎

O atual governo líbio apresentou desculpas à Russia pelo ocorrido, e prometeu investigar detalhadamente o caso, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Rússia. O ocorrido vem depois de que Rússia e China vetaram a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria.

Iemen, Qatar, Turquia, Tunísia e Egito condenaram a postura russa e chinesa, que qualificaram como mal uso da capacidade de veto e co-responsabilizaram a Rússia e a China pelos supostos massacres cometido pelo governo de Bashar Al Assad.

Via RT


Nenhum comentário:

Postar um comentário