sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Municípios catalães querem pagar impostos só para a Catalunha


As câmaras municipais de Berga e Arenys de Munt (Barcelona) aprovaram moções para que os municípios se juntem ao movimento de desobediência fiscal 'Diem Prou' (Dizemos Basta) para deixar de pagar impostos ao Estado espanhol e pagar somente para a Catalunha.

A moção impulsionada em Arenys de Munt, primeiro muicípio catalão em celebrar em 2009 uma consulta sobre a independência, justifica que a medida é necessária pelo "espólio fiscal" que sofre a Catalunha e que agora é agravado pela crise econômica.

Por este motivo, a sessão se compromete a "investigar a possibilidade de pagar seus impostos" para a Agência Tributária da Catalunha, expressando seu pleno apoio para a plataforma 'Diem Prou' e convoca os partidos catalães do Parlamento para que efetivem as modificações necessárias para evitar o pagamento de impostos ao Estado espanhol.

A moção de Berga vai além e afirma que sua intenção é parar de pagar ao estados os impostos de IRPF (imposto de renda) e IVA (imposto sobre o valor acrescentado) e convoca a Generalitat (governo catalão) a estabelecer um "protocolo de atuação" para que isso seja possível.

Via LaVanguardia

Nenhum comentário:

Postar um comentário