quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Inacreditável: jovem com síndrome de down é acusado de 'racismo' na Escócia

http://www.alertadigital.com/wp-content/uploads/2011/12/chico-down.jpg

"Como pode o meu filho ser racista?" perguntou a mãe de Jamie, um menino com síndrome de Down e idade mental de uma criança de cinco anos incapaz de compreender plenamente as acusações de "racismo" e "ataque racista" atribuídas a ele, muito menos compreender as suas consequências .

Para Fiona, que vive em Cumbernauld, Lanarkshire (Escócia), com o marido James, 46, um empreiteiro de telecomunicações, e sua filha Stephanie, 17 - a palavra "pesadelo" é pouco para descrever o martírio que aconteceu durante os sete meses de 2008, em um processo judicial mídiatico e burocraico que nunca teriam imaginado. A situação é tão absurda que seria risível se não fosse pelos danos graves que a família sofreu. Sua história também serve como um exemplo preocupante de como correção política e institucional anti-racista extremista delirante pode perverter o conceito de justiça, e transformar pequenos incidentes em montanhas.

O que começou como um simples acidente entre Jamie e uma menina paquistanesa enquanto jogavam em uma área adequada para os indivíduos com síndrome de Down, logo tornou-se uma investigação criminal de sete meses em que o filho de Fiona estava prestes a ser preso.

Jamie tem 18 anos, mas não pode nem amarrar os sapatos, precisa de ajuda no banheiro, não pode sair de casa sozinho, e dorme todas as noites à espera de que sua mãe o cubra na cama. Os eventos que levaram à angústia desta família tiveram seu início em uma briga com uma garota da mesma idade, também estudante do departamento de aulas especiais em Lanarkshire Motherwell, onde ambos recebem aulas.

Os fatos

As duas crianças com síndrome de Down estavam birnando, se zangaram um com o outro, houve uma discussão, e o menino empurrou a menina falando para que ficasse fora do seu 'lado'. Os dois foram separados e os pais informados sobre o incidente. Considerando a idade mental de ambos os fatos são de nenhuma conseqüência, como qualquer briga entre duas crianças de cinco anos em um parque infantil. E assim deveria ser resolvido o assunto.

No entanto, a família da menina entrou em contato com a polícia e abriu um inquérito. Uma semana depois, Jamie foi acusado de racismo e de "ataque racista".

"Nossa família tem estado sob uma tremenda pressão por nada", diz Fiona. "É completamente ridículo que as autoridades acusem contra o nosso filho, que não é apenas inocente, mas incapaz de compreender este problema. Quando a polícia chegou para conversar com Jamie, ele os recebeu com um grande sorriso e um aperto de mão. Ao lerem seus direitos e fazer-lhe as perguntas, ele agradeceu-lhes por terem vindo para vê-lo, e balançou a cabeça em tudo o que eles disseram. "As pessoas com síndrome de Down, muitas vezes concrdam apenas para agradar outras pessoas. "Vocês percebem que ele não entende o que está acontecendo?" Fiona perguntou a polícia, os policiais se sentiram desconfortáveis ​​e admitiram que não tinham formação no tratamento de pessoas com necessidades especiais, "mas o processo formal já tinha em ação. A partir desse momento, parecia que não havia nada o meu marido ou eu poderia fazer para pará-lo. "“pero el proceso oficial para entonces ya había entrado en acción. A partir de ese momento, parecía que no había nada que mi marido o yo pudiéramos hacer para detenerlo.”

A notificação

É claro que Fiona ama seu filho. Quando lembra desses sete meses, os olhos enchem de lágrimas, mas ela se considera uma lutadora que deixou o salão de beleza que trabalhava para dedicar mais tempo a cuidar de seus filhos. Foi, diz ela, a única coisa que podia fazer naquelas circunstâncias.

Em duas ocasiões, quando Jamie tinha dez meses e quando tinha quatro anos passou por graves problemas médicos que apontavam o pior. "Os hospitais tornaram-se uma segunda casa para mim ao longo dos anos", diz Fiona. "Eu passei semanas, até meses, na cama de Jamie, mas eu não me importo o que dizem os médicos, eu sempre soube que iria trazer meu filho de volta para casa. Felizmente, tudo deu certo, mesmo quando os médicos disseram que não havia esperança."

Desde a adolescência, sua saúde é muito melhor e Fiona viu seu filho crescer, frequentando um curso de habilidades no Motherwell College, "o que me deixa orgulhoso dele. Ele tem amigos, é sociável e falante e ama a sua irmã. Ele não tem histórico de violência ou conflito, pelo contrário, é muito calmo e sempre de bom humor. " Então Fiona, portanto, ficou surpresa quando seu filho foi acusado de um incidente na escola: "Em 4 de setembro, recebi um telefonema dizendo que ele tinha tido uma briga. Eu conversei com ele e ele disseque não bateu na menina, mas a empurrou. Fiquei calma e castiguei-o cortando os video-games por uns dias".

"Eu acreditei nele quando ele disse que não bateu nela", diz James, o pai do menino, "mas eu não sou um pai negligente, que faz concessões pela sua deficiência. Então, fiquei firme e falei que ele deve se dar bem com os colegas, e que não é bom discutir".

O assunto foi deixado para trás, mas depois de alguns dias os pais foram notificados pela escola que a família da menina entrou em contato com a polícia, e que tinham feito perguntas aos outros alunos e funcionários da universidade.

“Mamãe, nao deixe que me levem para longe”

"Eu conversei com Jamie sobre as acusações de "ataque racista". No início, a coisa toda era tão ridícula que eu não podia acreditar. Jamie está longe de ser racista. Não consegue distinguir as diferenças na cor da pele. Mas a escola disse que a polícia viria entrevistar Jamie, e eu aceitei, pensando que nada iria acontecer. Eu queria que Jamie entendesse que não era bom ter discussões com outros estudantes, e eu pensei que a visita da polícia ia ajudálo a entender isso. No entanto, após a entrevista polícial alguns dias depois, Jamie foi acusado de racismo e agressão.

"Entrei em pânico e pensei que era uma loucura, Jamie nem mesmo entende coisas como em cima e embaixo, ou se uma porta está aberta ou fechada. Meu marido disse que deveria ter insistido sobre o retorno dos oficiais com uma pessoa que especializada no tratamento de pessoas com necessidades especiais e, talvez, talvez pudéssemos ter parado o caso na hora".

Os próprios policiais disseram que o caso provavelmente não chegaria a lugar nenhum e que avisaria a justiça de que Jamie tinha síndrome de Down. No entanto, logo após a visita, a família recebeu uma carta do procurador fiscal dizendo que as autoridades tinham provas suficientes para acusar Jamie. Foi quando o mundo desabou para esta família: "Eu li a carta com as mãos trêmulas, estava chorando sem parar", diz Fiona, "Eu liguei para o Ministério Público cinco vezes, mas ninguém falou sobre o meu caso. Eu fui à polícia, e ninguém parecia saber o que estava acontecendo. Teria sido capaz de rir de tanto caos e incompetência, não fosse o fato de que eu sabia que, aos 18 anos, Jamie é tecnicamente um adulto. Eu estava com medo de que ele poderia realmente acabar no banco dos réus por algo que ele não fez. "

"Foram meses em que vivemos com muita pressão. O ponto mais baixo veio quando estávamos assistindo TV e Jamie começou a chorar. Quebrou meu coração porque me fez sentir como se eu tivesse falhado". A tela mostrava a cena de uma prisão, e Jamie disse entre soluços: "Eu não vou ir para a cadeia, mamãe, por favor não deixe que eles me levem embora". Fiona, infelizmente, descobriu que seu filho não estava totalmente inconsciente do que estava acontecendo, apesar das tentativas do seus pais para distraí-lo. "Durante todo este pesadelo tenho me esforçado para colocar um sorriso e agir normal em torno de Jamie, para protegê-lo do que estava acontecendo. Mas naquela noite, enquanto ela soluçava em meus braços, eu não podia deixar de chorar. Temia que Jamie pensasse que não poderiamos protegê-lo, eu disse que ele não iria para a cadeia, nós estaríamos bem, mas até eu tinha medo que tudo desse errado. Meu instinto natural, como mãe, especialmente para uma criança com necessidades especiais, foi tentar proteger tudo em volta dele".

Não foi até sete meses após o incidente inicial, quando a família recebeu uma breve carta do Procurador Fiscal, onde se retiravam as acusações no indiciamento.

Depois de meses de tensão e medo, o Ministério Público emitiu um pedido formal de desculpas por qualquer inconveniente causado durante este tempo. Todas as acusações foram retiradas, mas isso, diz Fiona, não é suficiente, e teve que contar para a mídia para que estas situações não voltem a ocorrer.

Esta família não só recebeu frieza burocrática, confusão e mal-entendidos em suas relações com o sistema legal enquanto eram torturados durante esses sete meses, mas também o medo de que Jamie terá sempre uma mancha em sua reputação como um resultado de ter sido acusado por nada.

Via Alerta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário