domingo, 19 de fevereiro de 2012

Japão sacrifica 'cientificamente' cerca de mil baleias por ano

Cada 19 de fevereiro se celebra o dia mundial da Baleia, que também é considerado o dia de proteção a todos os mamíferos marinhos, uma data respeitada por todos, menos Japão, Noruega e Islândia.

A data é celebrada desde 1986, ano em que a Comissão Internacional da Baleia declarou uma moratória para a caça a nível industrial dos animais.

El motivo parecia bem claro: o animal mais grande da Terra estava em perigo de extinção. Hoje, se permite sua caça por razões de subsistência em algunas comunidades autóctonas em Chukotka (Extremo Oriente Russo), Alaska e Groenlândia, assim como alguns indígenas do Canadá e Indonésia. ADemais, o artigo VIII da convenção permite o sacrificio de baleias com fins científicos.

Os países que se negam abertamente a respeitar a moratória e continuam sua exploração comercial são Noruega e Islândia. Outro exemplo é o Japão, que assinou a convenção, mas matou com supostos fins científicos cerca de mil animais para seus compatriotas ávidos por esta carne. Ou quem sabe, chega somente ao prato de cientistas....

Un país com menos população e com mais ânsia caçadora é a Noruega, cujo governo não resistiu às pressões do 'lobby baleeiro' e renovou nesta sexta-feira as cotas de caça. A decisão represnta a morte de 1286 animais por ano.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário