terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Diretor da BBC admite que cristianismo recebe tratamento 'menos sensível' que outras religiões

O Diretor-geral da BBC Mark Thompson assumiu que o cristianismo é tratado com muito menos sensibilidade do que as outras religiões, porque tem 'ombros largos' (ou seja, é maioritária).

Ele sugeriu que outras fés têm uma "identidade muito próxima com as minorias étnicas", e foram, portanto, tratadas de uma forma muito mais cuidadosa pelas emissoras.

Mas ele também revelou que os produtores devem considerar as possibilidades de "ameaças de violência" em vez de queixas educadas sobre certos tipos de sátira.

Thompson fez seus comentários durante uma entrevista abrangente sobre a fé e radiodifusão, que incluiu o furor provocado pela decisão da Corporação de transmitir o controverso programa Jerry Springer: The Opera in BBC2 em 2005.

Centenas de cristãos se reuniram no exterior dos edifícios da BBC antes e durante a transmissão para protestar sobre o que viram como cenas de blasfêmia, como Jesus Cristo usando uma fralda.

Pelo menos 45.000 pessoas entraram em contato com a BBC para reclamardo tratamento inadequado da temática cristã. Muitos disseram que ninguém teria sonhado de fazer um programa parecido sobre o profeta Maomé e o Islã.

Thompson aceitou o argumento. Em uma entrevista, ele disse que o Islã era "quase inteiramente" praticado por pessoas que já podem se sentir de outras formas "isoladas", "discriminadas" e que pode se considerar um ataque à sua religião como "racismo por outros meios".

Via DailyMail




Nenhum comentário:

Postar um comentário