quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Reino Unido deporta gangsters estrangeiros

Verão de 2011 em Londres, cidade marcada pela escalada da violência urbana

Seis meses depois dos motins na capital britânica, a Scotland Yard anunciou hoje que oito líderes de gangues, quase todos jamaicanos e com menos de 30 anos, foram deportados do Reino Unido para os seus países de origem, e outros nove cidadãos estrangeiros estão detidos à espera de expulsão. A lista dos que vão ser obrigados a deixar o país ao abrigo da nova Operação Bite inclui ainda 12 membros de gangues, assim como traficantes de droga ou de armas de fogo, predadores sexuais ou envolvidos em casos de rapto, sequestro e outros crimes contra a vida.

A Operação Bite, iniciativa pioneira da Polícia Metropolitana e Serviço de Estrangeiros com vista à "limpeza" de "estrangeiros considerados perigosos", junta-se à ofensiva em larga escala lançada ontem em Londres contra os gangues, e que resultou em 213 detenções.

Recorde-se que o envolvimento dos gangues nos distúrbios do Verão passado foi claramente denunciado pelo primeiro-ministro britânico. David Cameron prometeu que a "guerra total" contra os bandos seria uma "nova prioridade nacional".

Tolerância zero

Ontem, mais de 1300 polícias efetuaram cerca de 300 rusgas coordenadas na capital britânica, tendo como alvo dezenas de suspeitos de agressões, roubo e tráfico de droga. As operações foram coordenadas por uma nova unidade policial, o Trident Gang Crime Command, criada especialmente para travar uma luta contra os gangues.

Além de terem detido 213 pessoas, foi apreendida uma "quantidade significativa" de cocaína, cannabis e heroína, além de 41 000 euros.

A ofensiva contra os gangues foi desencadeada pelo novo comandante da Polícia Metropolitana de Londres, Bernard Hogan-Howe, que promete "uma guerra total contra o crime". Ou seja, tolerância zero.

No âmbito desta nova estratégia contra o crime, 19 bairros londrinos, os mais afetados pelo problema, vão dispor de forças locais especializadas, mobilizando cerca de mil agentes.

De acordo com a Scotland Yard, existem 250 gangues em Londres, dos quais 62 são particularmente perigosos, estando envolvidos em tráfico de drogas e de armas, roubo e atos de violência.

Segundo a Polícia Metropolitana, os gangues de Londres contam com 4 800 membros, "responsáveis por 22% das violências graves, 17% dos roubos, 50% dos crimes com arma de fogo e 14% das violações" cometidos na capital britânica. A maior parte são jovens com idades compreendidas entre os 18 (nalguns casos menos) e os 24 anos.

Durante o lançamento do Trident Gang Crime Command, em Trafalgar Square, o major de Londres disse que a nova estratégia representa uma oportunidade para pôr um ponto final na delinquência urbana, na atuação dos gangues. "Todo mundo está farto desta situação", acrescentou Boris Johnson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário