domingo, 19 de fevereiro de 2012

Irã corta exportações de petróleo para Reino Unido e França


Irã cortou o fornecimento de óleo cru para as companhias petrolíferas da Grã-Bretanha e França, segundo a agência Reuters, que cita fontes oficiais.

“As exportações de petróleo para as companhias britânicas e francesas foram interrompidasLas exportaciones de crudo a compañías británicas y francesas han sido interrumpidas. Vamos exportar para outros compradores", disse o porta-voz do Ministério do Petróleo, Alireza Nikzad Rahbar.

Teerã cumpre assim com sua ameaça, depois que no passado 23 de janeiro a União Europeia decidiu impôr sanções financeiras e um embargo ao petróleo iraniano.

68% do petróleo iraniano tem como destino três países do Sul da Europa: Grécia, Itália e Espanha. A Grécia é a mais dependente, pois as importações de petróleo iraniano correspondem a 35% do consumo do país.

Os próximos: Espanha e Grécia?

Especialistas não descartam que as sanções se extendam a outros países europeus. O jornalista Ingo Niebel comentou para RT que consequências a interrupção da importação de petróleo iraniano causaria aos países mais vulneráveis economicamente.

“No caso da Espanha o problema seria daonde os espanhóis vão tirar os aproximadamente 6 milhões de barris anuais que precisa e que até agora vinham do Irã. O governo espanhol disse que vai substituir por petróleo vindo da Arabia Saudita e Russia. A pergunta é se Russia e Arabia Saudita querem fazê-lo.

Outro país que poderia sofrer mais com o embargo é a Grecia. “Na Grécia a situação é mais grave porque importa entre 20% e 60% do seu petróleo do Irã. Portanto, se agravaria a crise financeira e econômica com a que a União Europeia está lidando a mais de um ano".

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário