sábado, 25 de fevereiro de 2012

"BBC é um intrumento de Inteligência" diz especialista


A rede britânica BBC criou uma rede de espionagem no Irã, segundo um comunicado do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica no que detalham o funcionamento da corporação midiática no território do país.

"Seguindo as pautas da postura neocolonialista do Governo britânico e usando novos e complicados métodos de inteligência, a BBC tem criado uma rede de espionagem com o fim de recolher informação secreta", assinala a declaração.

Segundo a instituição, essa rede foi criada para recrutar políticos e intelectuais iranianos, assim como para estabelecer vínculos com as organizações antirrevolucionárias da República Islâmica, como a terrorista Mojahedin Khalq. A rede tinha que recompilar dados secretos sobre os pontos e instituições estratégicos do país, tais como ministérios, embaixadas, e até plataformas petroleiras.

Por sua vez, a BBC, que não tem escritório na República Islâmica, nega ter colaboradores no território iraniano.

Os Guardiães da Revolução assinalaram que vários membros da rede haviam sido presos e em 24 já prestaram acusações correspondentes. Assim, a Justiça iraniana acusou 10 envolvidos que atualmente vivem fora do país.

No início de Fevereiro os serviços de segurança persas anunciaram a detenção de várias pessoas que alegadamente trabalham para a BBC. Em Novembro de 2011 foi preso outro alegado colaborador da companhia britânica e dois meses antes, mais seis.

Depois dessas detenções o ministro da Inteligência do Irã, Heider Moslehi, acusou a BBC de levar a cabo "atividades destrutivas" contra o Irã e servir de cobertura para diferentes "missões políticas e de inteligência".

Marco Terranova Tenorio, especialista em assuntos internacionais, opina que hoje em dia a BBC não é um meio de comunicação senão um "instrumento político, um instrumento de Inteligência britânica".

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário