terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O "Eurogedom" começa a ser uma realidade

A crise da dívida na zona do Euro possibilita cada vez mais a volta para as moedas nacionais. Os especialistas já falam desta opção em termos de quando poderia ser implementada.

Europa volta para suas moedas

Em geral, há uma série de fatores que favorecem a proposta e a população não está em contra. Assim, segundo as pesquisas, mais de um terço dos franceses querem o regresso ao franco. Na cidade de Leblanc, no centro do país, as lojas e bancos ainda usam os francos que ficaram obsoletos em 2002. Além disso, a terceira colocada nas pesquisas para a eleição presidencial deste ano, Marine Le-Pen, propõe o retorno imediato ao franco.

Paradoxalmente, os alemães também votam a favor do marco, ainda que sua política de exportação deveria fazê-los a favor da moeda única. Ademais, o ex-primeiro ministro da Grécia Yorgos Papandreu costumava a assustar os investidores europeus com um regresso ao dracma.

Os especialistas já deram nome a este cenário decepcionante: "Eurogedom", Neste contexto, os bancos centrais dos países da eurozona já começaram a preparar os mecanismos para 'reanimar' suas moedas nacionais num caso de colapso da moeda única.

Los bancos centrales unidos contra el euro

O Banco Central da Irlanda foi um dos primeiros a preparar os documentos necessários para começar a trablhar rapidamente com sua moeda nacional. Inclusive, agora está considerando aumentar usa capacidade de impressão para criar novas notas.

Alguns bancos centrais da Europa etão abandonando pouco a pouco o euro como sua principal referência e começam a trabalhar nos mecanismos para conseguir a estabilidade de suas moedas nacionais.

Assim, o Banco da Grécia anunciou que tem suas próprias instalações para imprimir notas. O Banco Central da Suiça, que recentemente vinculou o franco suiço ao euro, encontra-se agora em busca de um guia mais confiável. Situação similar ocorre na Letônia.

O Banco Central da Bosnia-Herzegovina elegeu um rumo mais claro e no caso de colapso da zona do euro vinculará sua moeda ao marco alemão.

As principais instituições financeiras consideram com urgência a transferência para uma moeda nacional, o que indica uma rápida deterioração da situação regional, segundo os especialistas.

Via RT


Nenhum comentário:

Postar um comentário