quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Protestos em Davos exigem devolver ao Homem o poder do dinheiro


Uma onda de protestos contra a desigualdade econômica chegou a Davos, onde se realiza o Fórum Econômico Mundial. Os ativistas exigem que se substitua o princípio de "um dolar - um voto" por "uma pessoa - um voto".

Sua primeira ação do Fórum foi o lançamento de balões gigantes com cartazes: "Ei Fórum Econômico Mundial, onde estão ou outros 6,999 bilões de líderes?".



"Acreditamos que os líderes do Fórum estão tratando de impor um novo sistema unicamente com o fim de maximizar seus lucros, não para ajudar o mundo", disse um dos líderes do grupo, Amadeus Thiemann, um engenheiro de Zurique.

"O 1%, os mais influentes nessas reuniões, onde não se aceita aos demais membros da sociedade, discute e decide o destino de 99% da população", disse outro organizador da ação, David Roth.

"A concentração de recursos econômicos e financeiros em mãos de uma minoria privilegiada conduz a uma ditadura sobre o resto. Agora funciona o slogan "um dólar um voto" no lugar de "um homem um voto". Queremos que tudo seja diferente", agregou.

A polícia não interveio na ação dos manifestantes, que estão planejando toda uma série de ações.

Os protestos se enquadram no movimento conhecido como "Occupy Wall Street", que nasceu em Nova Iorque em 17 de Setembro. Desde então, manifestações similares foram realizadas em quase todas as principais cidades dos EUA, assim como na Europa, Austrália e Nova Zelândia. Manifestantes se opõem ao desemprego, as instituições financeiras e as políticas governamentais que favorecem as camadas mais ricas da sociedade e que qualificam de "terrorismo finenceiro"

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário