segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exército sírio retoma o controle dos subúrbios de Damasco

Tropas sírias recuperaram o controle de alguns bairros da capital, Damasco, que estavam sob comando de terroristas.

O exército sírio retomou na segunda-feira o controle dos subúrbios do leste de Damasco, incluindo Kfar Batna, Saqba, Jisreen e Arbeen, dias depois de grupos terroristas contra o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad atacaram a área e tomaram posições lá.

De acordo com o Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede em Londres, dezenas de civis ficaram feridos durante a troca de tiros entre tropas sírias e terroristas.

Um porta-voz das forças anti-governamentais da "Free Syrian Army" confirmou a retirada dos terroristas dos subúrbios de Damasco.

Ativistas dizem que os grupos armados haviam chegado a 8 km perto de Damasco e que eles estavam lançando ataques contra as tropas do governo.

Enquanto isso, do Ministério do Relações Exteriores da Rússia anunciou que convidou autoridades sírias e a oposição para um encontro em Moscou, e que as autoridades sírias concordaram em negociar.

O Conselho Nacional Sírio, no entanto, afirmou que não irá negociar pelo fim da agitação no país.


A Síria vem sofrendo distúrbios desde meados de março. Muitas pessoas perderam a vida no país nos últimos 10 meses. Damasco diz que mais de 2.000 de membros das forças de segurança foram mortos nos distúrbios.

O Ocidente e a oposição síria acusam o governo de matar manifestantes. Mas Damasco acusa "bandidos, sabotadores e grupos terroristas armados" pela agitação, insistindo que ela é orquestrada desde o exterior.

Via PressTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário