terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Londres envia um navio de guerra para as Malvinas



Em meio a tensão entre Argentina e Reino Unido pelas Malvinas, cuja soberania se disputa, a Marinha Real Britânica anuncia que enviará um navio de guerra ao Atlântico Sul.

De acordo com o Ministério de Defesa, se trata do barco de guerra mais moderno, um destruidor Tipo 45 chamado por HMS Dauntless e equipado com mísseis de alta tecnologia. Ademais, o barco de guerra está equipado com um avançado sistema de navegação que dificilmente pode ser detectado por radar.

Assim mesmo, o organismo enfatiza que a Marinha Real sempre tem tido presença na região e que o desenvolvimento do destruidor foi programado faz um ano. Londres assegura que a manobra é totalmente rotineira e "substituirá um barco de partulha, a fragata britânica HMS Montrose".

O conflito em torno deste território entre ambos os países se remonta ao século XIX. Depois de alguns enfrentamentos militares em 1982, estas ilhas passaram a considerar-se territórios da coroa birtânica, mas cada vez mais países latinoamericanos se unem aos reclames de Buenos Aires que pede sua devolução.

Por meio de Janeiro o primeiro-ministro do reino Unido, David Cameron, aprovou um plano de emergência para aumentar a presença militar nas ilhas Malvinas, reclamadas pela Argentina. O anúncio se produz depois de que o governo argentino qualificara de "absolutalmente ofensivas" as palavras de Cameron sobre o "colonialismo" que, segundo ele, empurra o país sul-americano a disputar as ilhas.

Ademais, recentemente Londres anunciou que planeja construir u aeroporto para estabelecer uma nova linha de conexão aérea entre o Reino Unido e as ilhas Malvinas, um novo motivo de tensão no litígio de ambos os países.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário