segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Argentina quebrou estratégia inglesa sobre Malvinas, diz chanceler

Buenos Aires, 22 Jan 2012 (AFP)

A Argentina quebrou a estratégia do Reino Unido de se consolidar nas ilhas Malvinas através de fatos consumados, afirmou o chanceler argentino Héctor Timerman em uma entrevista publicada neste domingo no jornal Pagina12.
"Vencemos a estratégia inglesa e foi uma grande vitória argentina. Esta vitória foi o que motivou a reação intempestiva de (primeiro-ministro britânico David) Cameron", acusado por Timerman de propiciar "uma escalada militarista" por suas agressivas declarações.

Argentina e Reino Unido estão em meio a um aumento de tensões a poucas semanas do 30º aniversário da guerra entre ambos os países pela posse das ilhas Malvinas, um conflito que deixou um saldo de 649 argentinos e 255 britânicos mortos.

Da Guatemala, onde finalizou no sábado um giro pela América Central, Timerman também mostrou-se exultante pela declaração dos Estados Unidos na qual reconhece de fato a administração britânica das ilhas, mas não toma partido em relação à soberania e convoca o diálogo bilateral.

"A Grã-Bretanha merecia um chamado de atenção por parte do mundo. Devem saber que entraram em um caminho perigoso no qual a Argentina não quer e nem vai participar. A postura americana é um chamado de atenção à Grã-Bretanha para que abandone o caminho militarista e se sente para negociar", disse Timerman.

Segundo uma avaliação do chanceler, esta declaração de Washington "aproxima os Estados Unidos de uma exigência argentina que se converteu em uma exigência latino-americana".

O chanceler destacou a decisão dos países do Mercosul e associados de proibir que embarcações com bandeira das Ilhas Malvinas façam escala em seus portos.

"É juridicamente muito mais importante do que aparece em algumas análises apuradas", disse Timerman, porque "as bandeiras não são trapos" e garantiu que a "Argentina não busca organizar um bloqueio" contra as ilhas.

Fonte: Site TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário