sábado, 28 de janeiro de 2012

Grupo muçulmano radical ameaça atacar cidade nigeriana

File:NG-Sharia.png

Estados que implementam a lei Sharia na Nigéria

MAIDUGURI, Nigéria, 28 Jan 2012 (AFP) -O grupo islamita nigeriano Boko Haram ameaçou sábado realizar uma série de ataques em Sokoto (norte) semelhantes aos praticados em Kano, que fizeram 185 mortos, se "integrantes do grupo não forem libertados", rejeitando, ao mesmo tempo, o diálogo proposto pelo presidente Goodluck Jonathan.

A ameaça foi transmitida por Abul Qaqa, o presumível porta-voz do grupo, em entrevista por telefone a jornalistas em Maiduguri, afirmando que o apelo do presidente ao diálogo não era "sincero".

Em Sokoto, capital do Estado homônimo, fica a sede do sultanato, a mais alta autoridade religiosa muçulmana da Nigéria. A cidade possui 600.000 habitantes.

Esta semana, criticado por ter fracassado em acabar com a onda de violência, o presidente Jonathan disse que o grupo Boko Haram deveria apresentar suas propostas para um diálogo eventual. Ao mesmo tempo, as forças armadas deram prosseguimento às operações contra os extremistas.

Neste sábado, onze membros do Boko Haram morreram em confrontos com militares em Maiduguri, no extremo nordeste do país.

O grupo quer a instauração de um Estado islâmico no norte da Nigéria, desfavorecido economicamente e de maioria muçulmana. O sul do país, onde se concentra a produção de petróleo do primeiro produtor da África, é de maioria cristã.

Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário