domingo, 29 de janeiro de 2012

Irã deixará de fornecer petróleo à Europa por pelo menos cinco anos

De 5 a 15 anos poderia ser o prazo de vigência do bloqueio às exportações do óleo iraniano à Europa que a república Islâmica planeja introduzir antecipando a entrada em vigor das sanções da UE contra o setor energético da nação persa, segundo dito no Domingo pelo parlamentário iraniano Mohammad Karim Abedi.

"Não deixaremos as sanções inimigas sem resposta [...] e convertiremos o perigo em uma vantagem para o Irã", apontou.

No Domingo, os deputados iranianos que estudam um projeto de lei sobre o fechamento das exportações de petróleo aos países membros da UE, em resposta ao embargo anunciado pela Europa na Segunda passada com motivo da negativa do Irã em abandonar suas ambições nucleares.

Este embargo prevê a proibição de firmar novos contratos e prorrogar os contratos existentes de fornecimento de óleo iraniano á UE. Sem embargo, no momento os contratos firmados anteriormente seguem vigentes. A medida entrará em vigor plenamente em 1 de Julho. Esse é o tempo de que dispõem os países da UE mais dependentes de petróleo iraniano para encontrar novos provedores.

"Proibir as exportações de petróleo iraniano porém atrasar a entrada em vigor dessa decisão: por acaso não é um indicativo da debilidade e do medo dos europeus?", disse o porta-voz da Comissão parlamentária de Energia, Emad Hosseini, que sustenta que o projeto de resolução do Parlamento iraniano tem que ser ajustado e coordenado com o Governo. Detalhou que a redação do documento poderia concluir na semana que vem.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário