terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Exército israelense detém deputado palestino do Hamas, diz agência

DA FRANCE PRESSE, EM RAMALLAH


Um deputado do Hamas foi detido pelo Exército israelense na noite de segunda-feira na Cisjordânia, o que eleva para cinco o número de autoridades do movimento islamita palestino presas em menos de uma semana, anunciou o Hamas.

"O Exército israelense deteve Abdeljabar al-Fuqaha em sua casa em Ramallah", na Cisjordânia, indicou um alto funcionário do Hamas que pediu para não ser identificado, citado pela agência de notícias France Presse.

Enquanto isso, um tribunal militar israelense pediu que o presidente do Conselho Legislativo (Parlamento) palestino, Aziz Dweik, seja mantido em detenção administrativa por seis meses.

Dweik também é membro do Hamas, e foi detido no dia 19 de janeiro em um posto de controle israelense na Cisjordânia ocupada, indicou nesta terça-feira à AFP seu chefe de gabinete Bahaa Yusef.

O Exército israelense não quis comentar a prisão.

A polícia israelense deteve na segunda-feira um ex-ministro e um deputado do Hamas de Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel, que tinham se refugiado nos escritórios do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha).

Outro deputado do movimento islamita, Khaled Tafech, tinha sido detido pelo Exército israelense em 20 de janeiro em sua casa em Belém, no sul da Cisjordânia.

O Hamas tem 74 deputados dos 132 do Conselho Legislativo, 24 dos quais estão detidos em Israel.

Dois deputados do Fatah e um da FPLP (Frente Popular de Libertação da Palestina) também estão detidos.

Fonte: FOLHA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário