quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Novo site do Megaupload ameaçava o monopólio das gravadoras

Sexta-feira passada Kim Dotcom foi detido junto com 3 pessoas, acusado de criar uma rede de cópia e reprodução ilegal de arquivos sujeitos a direitos autorais. Com essa atividade, teria ganho mais de 135 milhões de dólares em alguns anos. A operação, ademais, teve outra consquência: Megaupload, serviço fundado por Dotcom, foi fechado.

Cinco dias depois da detenção de Dotcom pelo FBI, não param de surgir dados sobre a detenção, seu nível de vida, as ações desse serviço online e os projetos que Dotcom tinha para o Megaupload. Através de um fórum de debate em reffit.com onde os usuários opinam sobre qual foi a verdadeira razão do fechamento do Megaupload, um usário lembrou de um dos últimos projetos nos que trabalhava Dotcom, segundo informa a Europa Press.

Se trata de Megabox, um modelo de negócio pelo qual se oferece aos usuários a venda de músicas, e no qual os artistas sairiam ganhando. Este modelo de negócio prescinde de inermediários, ou seja, de todos os agentes da cadeia de distribuição, pelo que os artistas receberiam 90% das vendas e Megaupload os 10% restantes.

Sobre o projeto Megabox, Dotcom falou no passado mês de dezembro ao site TorrentFreak, depois da polêmica causada pelo vídeo de apoio ao Megaupload por parte de artistas como Alicia Keys ou Pudd Daddy. O chefe do Megaupload assegura que esse projeto estaria financiado por um programa publicitário chamado Megakey, que funcionaria bloqueando parte dos anuncios da rede e substituindo-os por anuncios próprios.

Dotcom assegurou que se tratava de um serviço que "pode se converter em um dos maiores clientes da indústria de conteúdos" e que desta maneira se conseguiria um meio para que "os criadores de conteúdo sejam pagos".

Ademais, durante a entrevista o fundador do Megaupload assegurou não estar preocupado com a Lei SOPA e defendia seu serviço como "um provedor de serviços legal online há sete anos". Um mês depois, as coisas mudaram. Megaupload já não existe e Dotcom está preso depois de ser negada sua liberdade sob fiança, por risco de fuga.

Via Libertad Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário