quinta-feira, 22 de março de 2012

Rumores sobre golpe militar circulam na China

Agências de inteligência dos EUA estão em alerta dias porque sites chineses circulam rumores de um golpe militar no país.

Segundo o The Washington Times, apesar do controle rigoroso do governo chinês na rede, vários usuários foram capazes de publicar imagens na noite de 19 de março em diferentes sites onde aparecem tanques e outros veículos militares entrando em Pequim.

Além disso, como destaca a inteligência dos EUA, vários deles expressam preocupação sobre o aumento considerável da polícia da cidade e dizem ter ouvido tiros na rua.

Alguns até disseram que "um grande evento político aconteceu em Pequim", enquanto outros afirmaram que houve uma "reunião secreta" convocada pela Comissão Militar Central, órgão do Partido Comunista que supervisiona as forças armadas.

Medidas imediatas

Devido a estes boatos, muitos sites chineses agiram imediatamente: os sites de busca bloquearam as palavras "golpe de Estado", "disparos" e "bala", para evitar o acesso dos internautas à informação.

A inteligência americana vincula estes relatos de um alegado golpe militar com a situação política do país e destaca que os rumores começaram após a derrubada de Bo Xilai, ex-prefeito da cidade de
Chongqing, que lutava contra as máfias locais e tinha uma retórica revolucionária, descontente com os rumos do país pela economia de mercado. Ele também tinha uma relação estreita com os comandantes militares.

De momento, o governo chinês não comentou oficialmente as informações.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário