segunda-feira, 19 de março de 2012
Irã lança novo avião não-tripulado
O governo de Mahmoud Ahmadinejad anunciou que começará a fabricar um novo avião não tripulado, chamado 'Mariposa', que será de uso militar e de vigilância de fronteira.
O novo avião de Irã terá capacidade para atuar em um raio de 50 kilômetros desde sua base; poderá voar a uma altura máxima de quase 5 mil metros durante um tempo até três horas e meia; e carregar até 9 kilogramas.
Ademais, a inovadora aeronave tem dois motores cilíndricos e três câmaras digitais e alta resolução que enviam suas imagens à base do avião.
Entre outras missões não militares que poderia realizar o 'Mariposa', está a vigilância de fronteiras, florestal, de estradas e oleodutas, e a busca, recuperação, e transporte de pequenas cargas.
Aviso Militar
O analista internacional Txente Recondo opina que a criação desta aeronave é um aviso do Irã para todos aqueles países que apostam por uma intervenção bélica em seu território.
"É um aviso de que o Irã, em caso de ser agredido, evidentemente porá em marcha toda sua capacidade militar e porá também em alerta a todos seus aliados", afirma Recondo.
Nos últimos anos, Irã anunciou a construção de vários tipos de aviões não tripulados e desde 2009 assegura que conta com aviões indetectáveis.
Via RT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário