sábado, 10 de março de 2012

Cada vez mais gregos sentem suicídio como solução para crise


Em uma Grécia enterrada pela crise
cresce o número de pessoas que só vêem saída para a situação o suicídio. Klimaka, uma ONG dedicada à prestação de assistência psicológica a pessoas desesperadas por telefone ou e-mail, forneceu alguns dados preocupantes sobre o assunto.

Quando começaram as greves gerais no país Helenico, em 2010, a ONG recebeu cerca de 2.500 chamadas de pessoas que pensam em suicídio. Em 2011 este número dobrou. "Muitos dos que nos chamam estão enfrentando vários problemas: financeiro, família, relacionamento ou tem uma doença mental", disse o psiquiatra Klimaka Beikara Eleni. "Mas ultimamente a maioria das pessoas falam de perder o emprego ou teme perdê-lo ou ter problemas porque eles não podem enfrentar as suas dívidas."

Um beco sem saída

Uma ligação era de uma mãe que estava no quinto andar de um prédio e estava prestes a saltar. Tinha um filho deficiente e recebia benefícios que seriam cortadas. Além disso, estava prestes a perder seu trabalho e disse que não poderia fazer nada para ajudar o seu filho ou a si mesma, então ele decidiu se matar.

Duas semanas atrás, o Governo helénico anunciou o fechamento de uma organização que presta serviços sociais para pessoas com baixos rendimentos. No lugar desta, perderiam seus empregos para 700 trabalhadores em que o grupo que tem 60 anos.

O preço destas medidas

"Eles querem retirar dinheiro da nossa organização para preencher outras lacunas para outras necessidades. Mas todas as nossas famílias ficarão desempregados. Tudo bem se você quer salvar a Grécia, mas esse dinheiro não irá preencher a lacuna ", reclama um funcionário da organização.

Lambrousi Harikleia também trabalha nesta organização. Tanto desespero veio com o anúncio de seu eventual encerramento, que ele até ameaçou pular da janela do escritório. Os salários para ela e seu marido foram cortados. Eles agora têm uma dívida hipotecária e incapaz de pagar e isso é agravado com a notícia do encerramento.

Para receber o reembolso da comunidade mundial, a Grécia tem para aprovar o aumento medidas de austeridade que contribuem para o seu povo em desespero. Muitos parecem ter esquecido que as palavras de trás, como 'corte', 'austeridade' e 'desemprego' são os destinos de milhões de gregos que ver como eles gastam todas as suas últimas esperanças de uma vida melhor.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário