sábado, 3 de março de 2012

Irã descobre campo enorme de petróleo, diz agência de notícias

Agência Mehr atribui informação a diretor de Exploração de estatal iraniana.
Estudos preliminares teriam mostrado enormes reservas de óleo no campo.

Da Reuters

O Irã descobriu um de seus maiores campos de petróleo de alta qualidade ao sul da província, informou a agência de notícias Mehr, atribuindo a informação a um executivo neste sábado (3).

"Os estudos preliminares mostram enormes reservas de óleo cru neste campo, que pode ser considerado como um dos maiores do Irã", afirmou à Mehr Mahmoud Mohaddes, diretor de Exploração da estatal iraniana NIOC (na sigla em inglês).


Mohaddes não deu mais detalhes sobre o campo, mas disse que estava localizado na região da fronteira sul do país. Ministros que respondem sobre o petróleo não estavam disponíveis para comentar o tema.

O Irã está em busca de descobertas de 2,5 bilhões de barris de óleo recuperável e 23 trilhões de pés cúbicos de gás, em um programa de desenvolvimento do país entre 2010-2015, já em andamento.

O Irã, quinto maior produtor de petróleo do mundo, tem sido atingido por sanções internacionais sobre seus projetos nucleares que, segundo acusa o Ocidente, teria como objetivo a fabricação de bombas atômicas.

Teerã nega, dizendo que precisa da tecnologia nuclear para gerar eletricidade. Nos últimos meses, autoridades de energia iranianas anunciaram a exploração de novos campos de petróleo em várias partes do mundo para mostrar que o país impulsionou suas atividades, na ausência de grandes companhias.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário