domingo, 4 de março de 2012

Em torno de 100.000 simpatizantes comemoram vitória de Putin


Vladimir Putin teria ganho as eleições presidenciais na primeira rodada, segundo os primeiros resultados parciais. Com 16% dos votos contados, Putin se impõe ao resto dos candidatos com 60% dos votos, segundo os dados parciais difundidos pela Comissão Central Eleitoral. O segundo lugar ocuparia o comunista Guennadi Ziugánov com mais de 17% de votos. nenhum dos demais candidatos havia superado os 10%


As primeiras sondagens do centro de Estudos da Opinião Pública (VTSIOM, segundo suas siglas em russo) concedia a Putin 58,3% pouco antes do começo das contagens.

Depois do fechamento de todos os colégios, a Comissão Central Eleitoral deu luz verde à recontagem de votos, que haverá de despejar a maior intriga dos comícios: se haverá ou não segunda rodada, etapa possível somente se o candidato mais votado não superar os 50% de votos.

Mais de 108 milhões de russos estavam chamados às urnas nas sextas eleições presidenciais do país para eleger entre cinco candidatos: o primeiro-ministro e candidato do partido oficial Rússia Unida, Vladimir Putin, o comunista Guennadi Ziuganóv, Vladimir Zhirinovski (Partido Liberal-Democrata), Serguéi Mironóv (Rússia Justa), e o multimilhonário Mijaíl Prójorov, o único de todos que não havia participado antes em comícios. Segundo a sondagem de VTSIOM, Prójorov ficaria em terceiro lugar com 9,2% de votos. Zhirikovski e Mironov teria tido 8,5 e 4,8%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário