terça-feira, 6 de março de 2012

Cirenaica declara autonomia e pede sistema federal

A região da Cirenaica, no leste líbio, declarou sua independência da capital, Trípoli, depois de um congresso regional.

Centenas de líderes das grandes tribos da região e comandantes das mílicias estiveram presentes na cerimônia especial para celebrar a decisão em Benghazi, o centro regional, segundo a AFP.

"A região optou por um sistema federal", afirmaram, em um comunicado comum.

Ahmed Zubair foi eleito para dirigir esta nova entidade chamada Cirenaica. Zubair é um primo do ex-rei Idris al-Senusi, derrubado em 1969, e integra o Conselho Nacional de Transição (CNT), que dirige a Líbia desde a queda de Gaddafi.

A região se estende da cidade de Sirte até a fronteira com o Egito, onde se concentram quase 66% das reservas de petróleo líbias. A Cirenaica pretende criar seu próprio Parlamento e ministérios de Finanças, Defesa e Petróleo.

O Conselho Nacional de Transição de Trípoli se pronunciou contra a autonomia regional do território pois temem que conduza para a desintegração do país.

"O federalismo é desnecessário (...) Não queremos voltar 50 anos atrás", declarou, por sua parte, o primeiro-ministro Abdul Rahim al Kib à televisão.

O sistema federal foi abandonado na Líbia em 1963. Anteriormente, o país estava dividido em três regiões administrativas: Tripolitânia, Cirenaica e Fezzan.

O CNT, que transferiu a sede governamental de Benghazi (leste) a Trípoli, não conseguiu até agora exercer uma autoridade efetiva em todo o país.



Via RT e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário