quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vírus Flame: Fabricado em Israel?

Vice Primeiro-Ministro israelense, Moshe Yaalon, sugeriu que o país hebreu poderia estar por trás da criação de vírus esplião Flame, detectado recentemente pelo laboratório de segurança informática russo Kaspersky.

"Qualquer um que veja a ameaça iraniana como ameaça poderia dar diferentes passos, incluindo est, para causar-lhe dano (ao Irã)" declarou o político a uma emissora de rádio israelense.

Yaalon também disse que Israel "é um país rico em tecnologia de ponta", acrescentando que "estas ferramentas abrem um leque de possibilidades." 

Algumas das particularidades do vírus Flame publicadas pelo website da Kapersky permitem considerá-lo como uma arma para ciberguerra.

Especificamente, pode fazer screenshot, ativar microfones para gravar conversações sem que o usuário se dê conta, enviar registros de tráfico e redirecionar mensagens instantâneas.

O laboratório não conseguiu identificar os responsáveis pela propagação do Flame, mas destacou em uma mensagem suas similariedades comprogramas como Stuxnet e Duqu, atribuidos por vários especialistas aos serviços de inteligência israelenses. Ambos supostamente aproveitavam uma falha de segurança do sistema operacional Windows para interceptar dados sobre o programa nuclear iraniano.

Esta nova ameaça digital foi detectada no Irã e também em equipamentos palestinos, sudaneses, sírios e norte-americanos.

Entretanto, as autoridades iranianas afirmaram que eles têm um mecanismo para detectar e destruir o vírus. Segundo Teerã, "o antivírus está disponível para órgãos e autoridades que o solicitem." 


Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário