segunda-feira, 7 de maio de 2012

Eleições na Grécia deixam um parlamento fragmentado

As eleições na Grécia no domingo deixaram um Parlamento mais fragmentado do que nunca, com sete partidos que vão desde a extrema esquerda à direita ultra-nacionalista.

Os dois grandes partidos históricos do país , o socialista PASOK e o conservador Nova Democracia, foram reduzidos a menos de um terço dos votos.O Parlamento da Grécia é composto por 300 deputados, de modo que a maioria absoluta é de 151 lugares que, após a votação de ontem, está fora do alcance de qualquer combinação envolvendo apenas dois partidos. 

A continuação. segue uma descrição de todos os partidos que estarão representados no Parlamento Grego.

- Nova Democracia (ND), conservador. Venceu a eleição de ontem com 18,9% dos votos contra 33,9% obtidos em 2009. Terá 108 assentos, dos quais 50 são devido ao prêmio para o partido mais votado. É um dos dois partidos que haviam apoiado o caminho da austeridade extrema nos últimos meses.
- Coligação da Esquerda Radical (SYRIZA). Terá 52 assentos, após quadruplicar seu resultado eleitoral de 2009, para os 16,6% obtido ontem. O partido rejeitou as medidas de austeridade, embora dfendam permanecer na eurozona.
- Movimento Socialista Pan-helênico (PASOK), social-democrata. Foi até ontem o maior partido do país, ganhando as eleições de 2009 com 44%, dando-lhe uma maioria absoluta. Agora tem apenas 41 lugares, depois de ganhar 13,4% dos votos. Até agora liderava o governo de coalizão, a favor das medidas de austeridade. Como o ND, os socialistas gregos sofreram o pior resultado eleitoral de sua história.
- Gregos Independentes, direita. É uma divisão do ND, não tendo representação parlamentar até então. É nacionalista e contra as medidas de austeridade. Terá 33 deputados, depois de obter 10,6% do votos.
- Partido Comunista da Grécia (KKE). No novo Parlamento terá 26 cadeiras, depois de obter 8,5% dos votos. De  corte marxista-leninista, é contra qualquer política de austeridade, também defendendo a saída da Grécia do Euro.
- Amanecer Dourado (XA), nacionalista radical. Sem representação parlamentar até agora. Entra no parlamento com 21 deputados, obtendo 6,9% dos votos. Famoso pelo seu discurso extremamente xenófobo, nacionalista e anti-europeu, também defende a nacionalização dos bancos e dos recursos naturais gregos.
- Esquerda Democrática (DIMAR), esquerda moderada. É uma divisão da SYRIZA, que teve 6% dos votos, dando-lhe 19 deputados. Poderia ser o partido articulador para o ND e PASOK para formar um governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário