segunda-feira, 7 de maio de 2012

Berezovsky oferece $17 milhões por captura de Putin

Com Vladimir Putin se preparando para assumir o cargo de presidente, o oligarca exilado Boris Berezovsky está oferecendo 16,7 milhões dólares para quem prenda Putin. A soma aumentou 10 vezes desde sua oferta anterior, evidentemente ignorando a crise econômica. 
Apesar de ter sido despojado de bens e contas bancárias na Suíça, Mônaco, França e Ucrânia, Berezovsky tem ainda os fundos para investir no que ele pensa ser uma Russia melhor. No domingo, Berezovsky disse a seus seguidores do Facebook, que concordou que 50 milhões de rublos (1,67 milhões dólares) não foi suficiente para uma ação tão grandiosa como a captura de "Putin e seus capangas."

A nova convocação para capturar o presidente eleito "vivo" surge na véspera da posse de Vladimir Putin no Kremlin, enquanto a polícia de Moscou prendeu centenas de ativistas da oposição protestando contra os resultados das eleições presidenciais de março.

Em seu apelo inicial, emitido em 23 de abril em seu blog, o magnata auto-exilado disse que queria trazer Putin "a uma audiência justa e aberta, como o julgamento de Nuremberg". Para sentir plenamente a comparação, vale lembrar que o Nuremberg foi um tribunal para os oficiais alemães envolvidos no Holocausto e outros crimes de guerra. Como ele se encaixa com a actual situação na Rússia, ao mesmo tempo que é retratado por Berezovsky, permanece incerto.

Em um "gesto de boa vontade", ele diz que está pronto para suportar o mesmo "julgamento aberto e justo" pelo seu alegado apoio a Putin, em 1999-2000.

"Como não posso tomar parte na captura de Putin pessoalmente, tomei a decisão de contribuir para a causa: defini uma recompensa de 50 milhões de rublos para a detenção do perigoso criminoso Vladimir Putin", declarou Berezovsky, em abril. Agora este montante aumentou dez vezes.
Embora Berezovsky esteja tentando incitar os activistas da oposição de Moscou para fazer o trabalho sujo enquanto está sentado em sua casa, em Londres, os tribunais russos querem vê-lo em vários aspectos, incluindo fraude, lavagem de dinheiro e o desvio de $ 2 bilhões a partir de duas empresas estatais importantes.

Moscou emitiu mandados de prisão múltiplas vezes para o magnata auto-exilado e tem repetidamente solicitado a sua extradição da Grã-Bretanha, mas sem efeito. Agora Berezovsky diz que, depois de suas manifestações anti-Putin, a revalidação do pedido de extradição vai somente "provar para a justiça britânica que Putin usurpou o poder".


Nenhum comentário:

Postar um comentário