sábado, 5 de maio de 2012

Separatistas ganham eleições locais na Escócia

O Partido Nacionalista Escocês (SNP) obteve o maior número de vereadores nas eleições municipais desta quinta-feira no Reino Unido, se bem os Trabalhistas conservaram a cidade de Glasgow, segundo resultados difundidos ontem.

Na eleições marcadas pelo referendo pela independência preparado pelo Primeiro-Ministro escocês Alex Salmond, foi o partido nacionalista que obteve o maior número de vereadores (424), enquanto que os trabalhistas se consolidaram como segunda força com 394 vereadores.

O Partido Trabalhista conseguiu a maioria absoluta em 4 das 32 prefeituras em disputa, entre elas Glasgow, um dos principais objetivos do SNP, que no entanto conseguiu maioria em duas prefeituras (Dundee e Angus) pela primeira vez na história.

A outra cara da moeda foram o Partido Conservador, que obteve 115 vereadores (16 menos que em 2007) e especialmente o Partido Liberal-Democrata, que passou de 130 a 71.

"Nossos objetivos eram mais vereadores, mais prefeituras e mais votos que os outros partidos. Conseguimos, então ganhamos as eleições.

O complicado sistema eleitoral escocês dificulta a formação de maiorias absolutas, pelo que o governo de 23 das 32 prefeituras não serã decidido até os pactos pós-eleitorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário