terça-feira, 24 de julho de 2012

Rússia proíbe ONGs com financiamento estrangeiro

O presidente russo, Vladimir Putin, rubricou a a lei que considera "agentes estrangeiros" as ONGs que recebam finaciamento do exterior. A norma entra em vigor e obriga as ONGs russas que recebam dinheiro de outros países a inscrever-se no Serviço Federal de Registros. Isso significará um maior controle sobre suas contas e atividades. Descumprir a lei provocará multas de até 300 mil rublos (7500 euros) e prisão de até dois anos. O projeto inicial previa sanções ainda mais duras que, depois dos debates, foram suavizadas.

Em qualquer caso, Mikhail Fedótov, que encabeça o Conselho de Direitos Humanos anexo a Presidência diz que as ONGs russas que lutam pela "democracia" e "direitos humanos" vão ter seu trabalho dificultado. A cada três meses devem apresentar as autoridades um relatório de atividade e anualmente devem auditar suas contas.
 Putin firma la ley que considera «agentes extranjeros» a las ONG con financiación extranjera
A ONU, através da alta comissária para os direitos humanos, Navy Pillay, criticou a lei, assim como o departamento de Estado norte-americano. Moscou respondeu às críticas qualificando-as de "interferência" em assuntos internos.
ABC

Um comentário:

  1. Apesar de todas as dificuldades por que passa o povo russo, apesar da corrupção, do crime, da pobreza endêmica, a cada dia admiro mais esse país. Meus sinceros parabéns a um país com brio, que não se curva aos interesses internacionalistas da ONU!

    ResponderExcluir