quinta-feira, 5 de julho de 2012

"Atlântida Britânica 'encontrada no fundo do mar do Norte

"Atlântida Britânica" - um mundo escondido debaixo d'água engolida pelo mar do Norte - foi descoberto por mergulhadores que trabalham com equipes científicas da Universidade de St Andrews.

Doggerland, uma enorme área de terra seca que se estendia da Escócia para a Dinamarca foi lentamente submersa pela água entre 18.000 aC e 5.500 aC.

Mergulhadores de companhias de petróleo têm encontrado restos de um "Mundo Submerso", com uma população de dezenas de milhares - o que pode uma vez ter sido o 'coração real' da Europa.



Uma equipe de climatologistas, geofísicos e arqueólogos já mapeou a área usando novos dados de empresas de petróleo - e revelou toda a extensão de uma "terra perdida" por onde já vaguearam uma vez por mamutes.


A pesquisa sugere que as populações destas terras submersas poderiam ter sido dezenas de milhares, vivendo em uma área que se estendia do norte da Escócia em toda a Dinamarca e abaixo do Canal Inglês, tanto quanto as Ilhas do Canal.

A área era uma vez o "coração real 'da Europa e foi atingido por" um tsunami devastador ", os pesquisadores afirmam.

A onda era parte de um processo maior que submergiu a área de baixa altitude ao longo de milhares de anos.

"O nome foi cunhado para Dogger Bank, mas ela se aplica a qualquer um dos vários períodos, quando o Mar do Norte era terra", diz Richard Bates, da Universidade de St Andrews. "Cerca de 20.000 anos atrás, havia um 'máximo' - embora parte dessa área teria sido coberta de gelo. Quando o gelo derreteu, mais terra foi revelada -, mas o nível do mar também subiu.

"Através de uma série de novos dados de empresas de petróleo e gás, somos capazes de dar forma à paisagem - e dar sentido aos mamutes encontrados lá fora, e as renas. Somos capazes de entender os tipos de pessoas que estavam lá.

"As pessoas parecem pensar que o nível do mar são uma coisa nova - mas é um ciclo da história Earht que aconteceu muitas e muitas vezes."

Organizado pelo Dr. Richard Bates, do Departamento de Ciências da Terra em St Andrews, a exposição Paisagens submersas revela a história humana por trás Doggerland, uma área agora submersa do Mar do Norte que já foi maior do que muitos países europeus modernos.


Via Dailymail

Nenhum comentário:

Postar um comentário