segunda-feira, 2 de julho de 2012

51% dos catalães votariam "sim" para a independência

51,1% dos catalães votariam a favor da independência da Catalunha se um referendo fosse convocado amanhã, enquanto crescem os partidários de um estado próprio, no que 55,5% acredita que viveriam melhor, segundo diz uma pesquisa da Generalitat.

Estes dados refletem um aumento dos catalães favoráveis a independência, extraídos da última pesquisa do Centro de Estudos de Opinião (CEO) da Generalitat (governo catalão) a partir de uma amostra de 2500 pesquisas telefônicas realizadas entre os os dias 4 a 18 de junho, com margem de erro de 2,47%.
  La bandera 'estelada'.
Segundo o diretor do CEO, Jordi Argeleguet, a pesquisa revela um dado importantissimo, já que pela primeira vez nas pesquisas o "sim" supera o 50%, pelo que os cidadãos partidários da secessão subiram 6,5% nos últimos 4 meses.

O aumento do independentismo é progressivo, diz Argeleguet, se tomarmos em conta que em seis anos, desde junho de 2006 a 2012, a porcentagem de cidadãos favoráveis a um estado próprio dobrou, ao passar de 13,9% a 34%. Esse dado se desprende da pergunta "Acreditas que Catalunha deveria ser...?" com 34% de respostas favoráveis a um "estado independente", frente a 28,7% a um estado federal e 25,4% de uma "comunidade autonôma". 

20minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário