quarta-feira, 20 de março de 2013

Refrigerantes causam mais de 180 mil mortes por ano

Bebidas adocicadas seriam a causa de uma em cada cem mortes.

Essa foi a conclusão de um estudo cujos resultados foram apresentados pelo investigados de Harvard da Saúde Pública, Gitanjali Singh, na Conferência da Associação Americana do Coração (American Heart Association) sobre Epidemiologia, Prevenção/Nutrição e atividade física.

O estudo sustenta que as bebidas adocicadas poderiam provocar 180 mil mortes anuais.



Por quê? Acontece que o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, ou até mesmo ser alguns cânceres, seriam, em grande medida, fruto do sobrepeso.

Especificamente e com base nos dados obtidos em 2010 por Global Burden of Diseases Study, as bebidas artificialmente adocicadas se relacionaram a 133 mil casos de diabetes, 44 mil de doenças cardiovasculares e 6 mil de câncer.

"Os pesquisadores examinaram as mudanças no consumo de Bebidas adocicadas, então sua relação com as mudanças na gordura corporal ou IMC (índice de massa corporal) e as mortes subsequentes de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer", disse a presidente da Comitê de Nutrição da AHA, Rachel Johnson.

O resultado: o excesso de consumir Bebidas adocicadas (como sucos ou energéticos) aumentam as chances de ganhar peso. Então, as chances de morrer também subiriam.

Na América Latina, a taxa de mortalidade por diabetes associada ao consumo de bebidas açucaradas seria a maior das regiões do mundo com 38.000 mortes.

Em uma lista de 35 países, o México ocupa o primeiro lugar em mortes por consumo de bebidas açucaradas. Enquanto isso, os Estados Unidos seguem na terceira posição.

"Só nos EUA se calcula que ocorreram 25 mil mortes/ano relacionadas com bebidas adocicadas", afirma Singh.

Os dados da pesquisa foram delimitadas à população adulta, pois seu foco são as doenças crônicas.

Por sua vez, a Associação de Bebidas dos Estados Unidos desmentiu as conclusões do estudo.

"Não há maneira de provar que o consumo de bebidas adoçadas com açúcar causam doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares ou câncer, as verdadeiras causas de morte entre os temas estudados", disse a associação.

"Os pesquisadores fazem um grande salto quando os cálculos ilógicos e equivocadamente tomam as bebidas em todo o mundo de admissão e afirmam que estas bebidas são a causa das mortes que os próprios autores reconhecem que se devem a doenças crônicas", acrescentou.

Algum tempo atrás, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, apresentou uma moção para proibir a venda em sua cidade de Bebidas adocicadas em recipientes XL. No entanto, um juiz estadual bloqueou a medida.

Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário