terça-feira, 30 de outubro de 2012

Navios de guerra iranianos atracam no Sudão após ataque israelense

Duas fragatas iranianas estão ancoradas em Porto Sudão como parte do intercâmbio e consolidação das relações entre a Marinha do país africano e de outros estados, disse uma fonte oficial.



O porta-voz das Forças Armadas, o coronel Khaled Saad Sauarmi, disse aos reporteres que a presença de navios persas a partir do dis 28 e até amanhã se limitará a troca de informações e e não inclui realização de manobras.

Ele afirmou que não é a primeira vez que a Marinha sudanesa recebe embarcações de países amigos pare efetuar uma ação militar conjunta e mencionou que anteriormente embarcações do Egito, Paquistão e Índia também chegaram ao Sudão.

Saad negou que a permanência dessas embarcações em território sudanês tenha a ver com o ataque realizado na noite de 23 de outubro por quatro aviões israelenses contra uma fábrica de armas.

Descartou também qualquer cooperação entre Sudão e Irã na fabricação de armas e admitiu que seu país dispõe de uma pequena industria nacional.

O ministro sudanês de Informação e Cultura, Ahmed Belal Osman, acusou Tel-Aviv de agressão cometida por quatro aviões provindos do leste e disse ter provas de sua procedência.

Ele observou que o número de série dos projéteis e outros detalhes denunciaram a responsabilidade israelense no bombardeio, que cousou duas mortes e vários feridos, segundo relatórios oficiais.

Belal Osmam afirmou que seu Governo se reserva ao direito de responder no momento e lugar adequados ao ataque.

As autoridades de Cartum denunciaram a agressão à ONU, enquanto Israel não se pronunciou sobre o assunto.

Via Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário