O déficit orcamentário americano fechou o ano fiscal em 1,09 bilhões de dólares, acima da cota de 1 bilhão mas aproximados 16% menos que os 1,3 bilhões de dólares em 2011, indicou hoje o Departamento do Tesouro.
Este é o quarto ano consecutivo em que o déficit orcamentário americano está acima de 1 bilhão de dolares, e é o quarto maior desde a Segunda Guerra Mundial.
A redução se deve a uma redução de 1,7% na despesa pública e um aumento na receita de 6,4% durante o ano fiscal de 2012, informou o governo.
Em setembro, o último mês do ano fiscal, as contas públicas fecharam com um superávit de 75 bilhões, em comparação com 62,7 bilhões de déficit no mesmo mês do ano passado.
O debate sobre o déficit orçamentário está no centro da campanha eleitoral entre o presidente do país, o democrata Barack Obama e do candidato republicano Mitt Romney.
Ambos reconheceram a importância de resolver o problema, mas foram incapazes de chegar a um acordo sobre soluções bipartidárias.
Caso se fracasse em alcançar um acordo antes de janeiro, é esperadoque se aplique automaticamente cortes abruptos nos gastos públicos e aumento de impostos, uma situação caracterizada como "precipício fiscal", algo que economistas advertiram que colocaria em risco a tímida recuperação econômica EUA.
Via ABC Español
Nenhum comentário:
Postar um comentário