quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ex-fusileiro americano pede asilo político a Rússia de Putin



Ex Marine do Exército estadounidense Patrick Downey apelou ao presidente da Federação Russa pedindo asilo político. Patrick contou ao Pravda.Ru que em casa estava enfrentando severas punições. Downey disse que isso foi causado pelo material que ele tentou publicar sobre o apoio dos EUA ao líder Saakashvhili da Georgia, incluindo a guerra com a Ossetia do Sul.

Patrick Downey é um jovem gentil que fala um pouco de russo.

"Na realidade, eu adoro ler", disse Patrick. "Não jornais, mas livros, por exemplo curtas histórias de Dostoievsky".

Enquanto Patrick não tem lido jornais russos, ele ainda pensa que seja imprensa-livre, a não ser os do seu país natal".

"Vocês têm muitos jornais, mas escrevem sobre várias coisas, incluindo visões que não são compartilhadas e apoiadas pelo governo. :Isso, eu acredito, é liberdade. Nos EUA há um tabu: nada de escrever coisas condenáveis às corporações ou pessoas próximas à Casa Branca - é oprimido, em vezes, de maneira muito rígida. Nosso país é governado por sindicatos banqueiros e isso é um problema sério".

"Não é a primeira vez na Rússia, mas essa visita é devido ao fato de que minha vida está em perigo e necessito de ajuda", ele disse.

Downey costumava trabalhar na embaixada americana, mas disse que estava desapontado com o serviço social, então tomou um trabalho de professor particular de Inglês ao oligarca Bidzina Ivanishvili geórgio e se mudou a Tbilisi. Lá Downey obteve documentos que deram surgimento a grandes problemas na sua vida.

Os documentos confirmaram o fato do financiamento das atividades antirussas de Ivanishvili pelos EUA. Em um documento datado de 2007, foi estabelecido que o Banco Mundial pela Reconstrução e Desenvolvimento, 60% das ações pertencentes aos EUA, transferiu $12 milhões ao Banco de Ivanishvili. O propósito da transferência foi o desenvolvimento estrutural. Um ano depois, em Agosto de 2008, Georgia mandou tropas à Ossetia do Sul e, de acordo com Downey, de novo, não sem o envolvimento do capital dos EUA, incluindo o dinheiro que foi transferido ao Banco de Ivanishvili.

Downey retornou aos EUA e decidiu tornar essa informação pública, mas enfrentou forte opressão. A imprensa recusou publicar o material sensacional. Como resultado, o ex Marine se tornou conhecido pelo Governo, e foi apelidado de Trouble Man [Homem de Encrencas] e a atenção da inteligência dos EUA que, de acordo com Downey, tentou neutralizá-lo.

"Eu comecei a sentir que foi simplesmente perigoso para mim estar nos EUA", disse Downey. "Todos documentos que eu subi na internet foram removidos, meus vídeos do Youtube foram bloqueados e eu fui ameaçado. As ameaças também vieram do lado da Georgia, que demandou silêncio".

O Homem Encrenca tentou asilo político na Irlanda, mas as autoridades do país reagiram agressivamente à chegada de Downey ao seu território, e o americano foi encarcerado na cadeia e deportado aos EUA.

"Eu não queria permanecer em silêncio, queria contar a verdade", explicou Patrick. "Mas por causa disso, eu tive que de deixar minha nativa Nova Iorque e meu país. Eu não quero falar sobre os EUA como um "império do mal", mas estou tentando proteger a mim mesmo do mau que me caça".

Em Nova Iorque, Patrick deixou sua família - pais e irmã. A Rússia que Downey pediu permissão ainda não respondeu ao apelo. Em 21 de Setembro o americano foi ao Serviço de Imigração pedindo asilo político. Apesar do fato da Rússia não ter concordado em ajudá-lo, Downey disse que se sentiu apoiado sem documentos oficiais com selos.

"Na Rússia, eu conheci pessoas que queriam me ajudar. Foram pessoas comuns. Eu quero viver aqui, eu amo esse país e espero por sua proteção".

Os russos ajudaram-no a mandar uma carta ao presidente Vladimir Putin na internet: "Patrick perdeu o apoio e proteção dos serviços públicos dos EUA, todas referências a violações aos seus direitos civis e liberdades não foram respondidas. Os EUA deixaram seu próprio cidadão que discordou com a política dos EUA sem proteção", disse a afirmação. "Downey apelou ao Serviço de Imigração da cidade de Moscow pedindo asilo político. Por favor, preste atenção ao fato de que Patrick Downey e ajude na consideração de sua aplicação tão logo quanto possível".

"Eu compreendo que se a Rússia der asilo político, dificilmente serei capaz de retornar para casa", disse Downey. "Mas estou pronto para isto, pela segurança da minha família, quem, como eu, não estarão sozinhos se eu ficar nos EUA. Estou terrivelmente machucado, longe de casa, mas não tenho outra solução".

Em sua entrevista Downey disse que pretendia se converter a Ortodoxia.

"Eu conheci um monte de verdadeiros religiosos que me ajudaram cada vez mais. Me tornei interessado em sua cultura e religião. Comecei a ir à Igreja. É meu desejo consciente, sinto que necessito disso".

Respondendo a questão do que Patrick faria se as autoridades permitissem ficar na Rússia, ele disse: " Eu viverei! Me casarei. Não quero lutar, não quero constantemente estar com medo. Quero uma família e uma casa. Espero que seja o que eu terei.

Desde o colapso da União Soviética, a Rússia nunca providenciou asilo. Não está descartado que Patrick Downey será o primeiro, e sua "Guerra Fria" pessoal chegará a um fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário