O governo do Paraguai confirmou ontem que vai assinar um acordo na próxima semana com a multinacional americana Monsanto para a produção de sementes transgênicas, uma decisão que reavivou protestos sociais de todo o país.
Um informe do Ministério da Agricultura diz que no dia 17 deste mês se assinará o documento para, com o conselho e assistência da transnacional, iniciar o processo para a produção de sementes geneticamente modificadas.
O ministro, Enzo Cardozo explicou que se utilizarão os genes de uma variedade de sementes que disponha a Monsanto e outra empresa paraguaia para, em primeira instância, produzir algodão transgênico.
Isso não impede que, enquanto o compromisso não se concretize, se siga comprando grandes quantidades de semente modificada da Monsanto, comose faz atualmente, e para estender seu uso para outras culturas, com preferência para o milho.
Centenas de toneladas de sementes vendidas pela multinacional ao Paraguai já se encontran aqui por destino campanha algodão, acompanhada, é claro, de produtos agroquímicos que completam a operação, também comercializado pela mesma.
Na verdade, estes ultimos são fortemente rejeitados pelos agricultores e os povos indígenas pois especialistas dizem que seus efeitos sobre a saúde dos agricultores e danos à terra onde o plantio é feito são maléficos.
Via Infocampo
Nenhum comentário:
Postar um comentário