segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Agente secreto francês teria assasinado Gaddafi

A file picture of French President Nicolas Sarkozy (R) and former Libyan dictator Muammar Gaddafi posing during the signature of 10 billion euros of trade contracts between the two countries on December 10, 2007.O ex-líder líbio Muammar Gaddafi foi morto por um agente secreto francês com ordens do presidente francês Nicolas Sarkozy, diz um relatório.

O agente francês teria se infiltrado em um grupo de forças revolucionárias, que capturaram Gaddafi em Sirte e mataram ele, segundo o Daily Mail.

Citando fontes líbias, o jornal diz que o agente matou Gaddafi com ordens de Sarkozy para evitar que o líder líbio revelasse suas ligações suspeitas com ele se fosse interrogado.

Seguindo os ataques da OTAN na Líbia, Gaddafi ameaçou abertamente revelar os detalhes de sua relação com o antigo presidente francês.

Sarkozy, que chamou Gaddafi de 'lider irmão' durante a visita do líbio a Paris, poderia ter recebido 50 milhões de euros do ditador líbio para sua eleição presidencial de 2007.

Enquanto isso, o jornal italiano Corriere della Serra também reportou que fontes líbias afirmaram que um assasino estrangeiro de nacionalidade francesa estava por trás do assasinato.

Um grupo de rebeldes encontrou Gaddafi se escondendo em sua cidade natal de Sirte, situada a 400 km da capital Tripoli no dia 20 de outubro do ano passado, 8 meses depois da revolta que pos fim a uma ditadura de 42 anos. No dia 25 de outubro, Gaddafi e seu filho Mu'tassim foram enterrados em um lugar secreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário