quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

"A Rússia esta acabando com sua dependência na superpotência global" - Pushkov


Moscou anunciou que foi cessado um acordo com Washington de cooperação contra as drogas e aplicação de leis, continuando a onda de deterioração das relações diplomáticas.


 “A Rússia está reformando suas relações com os EUA. Nós terminamos com o terceiro acordo com os EUA nos últimos seis meses”, Aleksey Pushkov, o chefe do Comitê de Relações Estrangeiras da Câmara baixa da Rússia, comentou no twitter.

O Primeiro Ministro russo, Dmitry Medvedev assinou uma ordem para terminar o acordo bilateral, disse o governo em uma pronunciação no seu site oficial nesta quarta-feira.  O acordo, formalizado entre a Rússia e os EUA em 25 de setembro de 2002, foi declarado como “fora de contato com as realidades atuais e exauriu seu potencial”, afirmava o documento.
O Ministério de Relações Exteriores russo foi instruído a notificar  Washington da decisão.
Como parte do agora extinto acordo, os EUA concordavam em providenciar assistência financeira para entidades russas relevantes nas medidas contra-criminais, entre outras atividades. Tal filantropia, entretanto, levantou dúvidas na Rússia e criou perguntas sobre os verdadeiros motivos por trás dos esforços de Washington.

Foi em grande medida por causa destas suspeitas, que Moscou informou a Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID), em setembro, que seus serviços na Rússia não eram mais desejados ou necessários.
Em uma entrevista recente ao NPR, a extrovertida Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton comentou sobre a decisão russa de fechar o escritório da USAID: “Nós podemos pegar nosso dinheiro e ir para qualquer outro lugar e ajudar pessoas que nos achem bem-vindos.”

O comentário de Clinton está muito longe de explicar a racha nas relações Rússia-EUA: A Rússia escapou amplamente dos problemas da sua depressão pós-Soviética, e agora tem uma economia dinâmica com uma classe média crescente e imensas [quantias] de recursos naturais, e não precisa de esmolas de Washington.
O Ministério do Exterior disse que a sociedade civil se tornou completamente madura e que não precisa de qualquer “direcionamento exterior” do USAID, que também foi culpado por tentar manipular os processos políticos internos da Rùssia.
Washington, se sentindo um pouco como parceiro cansado desta tumultuada relação, procura desmantelar a lua-de-mel de forma dramática?
Ano passado, a decisão de um grupo de legisladores americanos de implementar o chamado “Magnitsky Act” contra oficiais russos específicos – os quais os senadores americanos acreditam que devam ser responsabilizados pela morte de Sergey Magnitsky, um contador da Hermitage Capital que morreu na cadeia em 2009, em meio a uma investigação de sonegação de impostos – desencadeou um efeito dominó diplomático entre os dois países.
Pouco tempo depois da aprovação do Magnitsky Act, o Presidente russo, Vladimir Putin assinou a lei Dima Yakovlev, que impede cidadãos americanos de adotarem orfãos russos.

Em entrevista na mídia Americana, o Primeiro Ministro Medvedev enfatizou que a decisão russa de introduzir a lei sobre a adoção não tem conexão com a legislação americana contra cidadãos russos.
Esta lei expressa a preocupação do Parlamento Russo, da Duma Estatal russa e do Concelho Federal sobre o destino das nossas crianças... Portanto, apesar de muitos a terem visto como visando cidadãos americanos individuais que querem adotar crianças russas, este certamente não é o caso”, Medvedev disse à CNN.
Os EUA também disseram recentemente que iriam acabar com sua cooperação na Comissão Bilateral Russo-Americana sobre a Sociedade Civil.
Esta continua atmosfera de animosidade entre os antigos rivais da Guerra Fria mostram que as relações entre Moscou e Washington chegaram a um período de resfriamente. Mostra também que a Rússia esta menos disposta a depender dos Estados Unidos em serviços que ela pode fazer por si mesma.

Enquanto isso, experts russos dizem que as relações entre Moscou e Washington entraram em um perigoso estágio de “disse-me-disse” e alertaram sobre seu posterior desenvolvimento.
O presidente honorário o Conselho de Política Estrangeira e de Defesa, Sergey Karaganov falou para a agência de notícias RIA Novosti que, do seu ponto de vista, a Rússia e os EUA se colocaram em um caminho muito difícil de sair. Ao mesmo tempo, o analista notou que o chamado “reset” não criou qualquer fundação sólida para melhorar as relações entre os dois países.

Karaganov disse ainda que espera que os líderes das duas nações sejam sábios o bastante para não aceitar qualquer deterioração posterior das relações. Viktor Kuvaldin, da Fundação Gorbachev também pediu que os líderes da Rússia e Estados Unidos coloquem um fim ao impasse o mais rápido possível.
Infelizmente, quando uma espiral começa a se desenrolar, ela cria sua própria lógica. As pessoas tendem a esquecer quem começou o que e a recorrer à política do ‘olho por olho, dente por dente’  ”, disse Kuvaldin.
As autoridades russas devem parar o processo e chegar a um acordo com seus parceiros americanos, para que eles (Washington) sigam o exemplo.

Via RT

Um comentário:

  1. realizamos todo o processo do visto americano
    De Forma Simples e Interativa Todo Processo é 100% Online
    faca seu visto americano conosco
    tramite do visto americano
    faça seu visto rápido, fácil e seguro
    sem complicações
    resolvemos tudo sobre visto americano
    agendamento da entrevista para visto americano
    preenchimento da DS160
    orientações sobre o visto americano
    informações sobre o visto americano
    duvidas sobre o visto americano
    como tirar o visto americano
    onde tirar o visto americano
    american visa
    assessoria do visto americano
    o visto vale por dez anos

    visto americano

    ResponderExcluir